O culto assembleiano procura adorar a Deus e receber sua presença. A palavra "culto" significa ato ou efeito de cultuar. Cultuar é prestar reverência a uma divindade. No nosso caso, prestamos adoração ao único e verdadeiro Deus. Logo, a idéia de ir ao culto somente para receber uma bênção de Deus é muito incompleta. Na verdade, quando cultuamos a Deus devemos prioritariamente elevar ao Senhor nossa gratidão, nosso louvor e nossa adoração. Certamente, as demais coisas receberemos por acréscimo (Mt 6. 33).
O pentecostal valoriza o poder do Espírito Santo no culto que presta a Deus. Devemos estar atentos à essa verdade e quem dirige um culto deve levar o povo de Deus essencialmente a adorar ao Pai celeste.
Em nosso cultos há línguas sobrenaturais, profecias, salvação curas e libertação. Não concordamos com um culto cujos líderes mostram meramente um Deus que tem quase a obrigação de suprir todos os desejos do povo (alguns até egoístas). Deus não supre nossos desejos, Ele supre as nossas necessidades (Sl 23.1; Fp 4.19). É triste ver alguém que dirija um culto, que apresente um Deus que não é soberano e, portanto, não é devidamente adorado.
Procuramos em nossos cultos levar o Povo de Deus a adorar ao Senhor em Espírito e em Verdade.
No Santo Evangelho de Jesus segundo escreveu João capítulo 4, Jesus condenou o culto hipócrita dos judeus e o culto ignorante dos samaritanos. Ele declarou que o pai procura, ou seja, Ele está muito interessado em adoradores que O adorem em espírito e em verdade (v. 24). Mas, o que significa um culto em espírito e em verdade: Essa expressão tem três significados: um culto eminentemente espiritual; um culto com espontaneidade; um culto com Liberdade.
Três formas de Adoração (Jo 4. 13-26). As duas primeiras precisam ser evitadas e a terceira precisa ser praticada.
v. 22a: "Vós, os samaritanos, adorais o que não conheceis..."
v. 22b: "nós adoramos o que conhecemos, pois a salvação vem dos judeus"
v. 23,24: Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
3.1. Adoração em Espírito e em verdade:
3.2. Como adorar a Deus em espírito em verdade?